Quais são os benefícios do ovo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O ovo é reconhecido pelo seu alto valor nutricional e propriedades benéficas à saúde, advindas das vitaminas e aminoácidos essenciais contidos em sua composição. Manter o corpo cheio de disposição e energia é um dos motivos para se consumir ovo com regularidade. Quer saber quais os verdadeiros benefícios que você pode obter incluindo essa iguaria em suas refeições? Continue lendo…

Segundo o The American Journal of Clinical Nutrition, o ovo faz bem para o cérebro. Ele melhora o seu desempenho e diminui o risco de demências. Isso ocorre devido à presença de um nutriente conhecido como colina presente na gema. Essa substância é importante para a saúde cerebral, tanto no que diz respeito a memória quanto para a concentração.

Por ter boas quantidades de nutrientes antioxidantes, como selênio, zinco e vitaminas A, D e E, compostos que combatem os radicais livres, os ovos previnem o envelhecimento precoce. Além disso, essas vitaminas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças cardiovasculares.

A luteína e zeaxantina presentes no ovo atuam no metabolismo das gorduras e ajudam a evitar a oxidação de células, diminuindo os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue. 

Já o ferro, a vitamina B12 e ácido fólico, nutrientes que participam da formação da hemoglobina, que é um componente dos glóbulos vermelhos do sangue responsável pelo transporte de oxigênio no organismo, ajudam no combate a anemia.

Quer mais alguns motivos para apreciar o ovo? Vamos lá!

Os ovos também ajudam a fortalecer os ossos, devido à boa quantidade de cálcio e fósforo; mantém a saúde da pele através do selênio e zinco, permitindo melhor absorção de colágeno; contribui para o aumento da massa muscular por ter boas quantidades de ferro e vitaminas do complexo B, importantíssimas para fornecer energia; além disso, a clara contém proteína de alto valor biológico, aumentando a sensação de saciedade. Isto reduz a ingestão calórica e contribui para o controle de peso.

Como vimos, o ovo é um excelente alimento e pode fazer parte do plano alimentar para ajudar a prevenir danos à saúde e trazer benefícios. Mas não é por isso, que você vai sair por aí exagerando no seu consumo. O ideal é ter bom senso e de preferência a indicação correta da quantidade diária que você pode comer, conforme o seu perfil e saúde. Falamos um pouco disso no artigo: “Quantos ovos podemos comer por dia?” Vale a pena a leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

FIQUE CONECTADO

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES